Brizola e seu legado pela justiça social

Hoje, 22 de janeiro, Leonel Brizola completaria 101 anos, e é uma data para relembrar o legado que deixou ao nosso país e o exemplo a nossos governantes, mantendo sempre viva sua memória.

Justamente numa época de tantas ações contra a democracia, contra a educação e contra as instituições públicas, sentimos mais ainda a falta de uma liderança forte e comprometida como Brizola, que nos deixou em 2004, aos 82 anos. Para Brizola, a inclusão social só poderia ocorrer através da igualdade de oportunidades, que começava na infância com a educação pública e de muita qualidade!

Eu tenho orgulho de ter sido seu amigo pessoal, além de seu liderado, o que marcou minha vida para sempre. Fica aqui meu registro de homenagem a um político exemplar que tanto contribuiu para a existência da democracia em nosso país, em cujo conceito ele entendia que ela deveria ser socialmente justa e economicamente distributiva!

Publicado por pedroruaspsol

Advogado de trabalhadores há mais de 40 anos, PEDRO RUAS foi Conselheiro Estadual e Federal da OAB. Vereador em Porto Alegre por 5 mandatos, sendo, no último desses, o mais votado da capital. Como parlamentar do município criou muitas leis, onde se destacam a Lei do Troco (que isenta o passageiro da tarifa quando não lhe é fornecido o troco devido), a do Transporte Hidroviário (que permitiu o convênio com Guaíba para uso do Catamarã), a que proibiu depósito de lixo atômico na capital e da Lei que acabou com a isenção do ISS para os bancos, gerando enorme receita para Porto Alegre. Foi autor e advogado de todas as ações judiciais (desde 2013, com Fernanda Melchionna) que reduziram as tarifas de ônibus na capital. Sua atuação como Vereador garantiu ao PSOL o primeiro mandato de Deputado Estadual. Eleito Deputado Estadual, PEDRO RUAS abriu mão da aposentadoria especial e não aceitou o aumento de salários, doando esta parte para entidades necessitadas. Lutou contra a extinção das Fundações e de todas as estruturas estatais importantes. Comandou a oposição ao governo estadual, em defesa permanente dos servidores públicos e seus direitos, denunciando as isenções de impostos, enfrentando os poderosos. Criou e presidiu, entre outras, as Frentes Parlamentares: Pela Suspensão do Pagamento da Dívida do Estado com a União, Contra o Fechamento do Hospital Beneficência Portuguesa (que reabriu ao atendimento) e a que exige a Correção Imediata dos Salários Abaixo do Mínimo do Estado. Entre muitos projetos, RUAS é autor da Lei que Cria o Transporte Hidroviário de Passageiros no RS e da que instituiu o Dezembro Vermelho, para prevenção do HIV/AIDS. Também na área da saúde, RUAS presidiu a Comissão Especial de Cuidados Paliativos, que propôs uma política mais humana no atendimento de portadores de doenças crônicas.

Deixe um comentário