“TODOS MERECEMOS ARTE EM NOSSAS VIDAS”

Cores, adereços, música, artes-plásticas, muito trabalho e abnegação, impactaram o Deputado Pedro Ruas durante uma reunião externa realizada na quinta-feira (07/04), no “Condomínio Cênico do HPSP”. Há 16 anos, integrantes de cinco coletivos de teatro ocuparam um imóvel público, ocioso e abandonado. Os artistas ocuparam dois pavilhões do antigo Hospital Psiquiátrico São Pedro, deram vida nova ao espaço. Removeram entulhos e lixo hospitalar, limparam o pátio interno, reconstruíram banheiros, pintaram paredes e fizeram do local ambientes para ensaios, apresentações, oficinas, seminários, construção e confecção de adereços e materiais cênicos, além de depósito destes apetrechos e cenários.

Em 2011 o “Condomínio Cênico” tornou-se objeto de estudo e pesquisa de formandos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS, o que resultou num projeto que prevê a recuperação e restauração dos prédios, para atender a necessidade de cada grupo. A proposta de um Centro Cultural Integrado recebeu o aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE-RS).

Convidado para conhecer o projeto, que ainda luta pela sua consolidação, Ruas se comprometeu a trabalhar para que os compromissos assumidos pelo governo do estado, que incluem a cedência do espaço, sejam honrados. “Num mundo cada vez mais materialista, uma iniciativa como esta merece toda a nossa atenção. Afinal, todos merecemos arte em nossas vidas”, afirmou o deputado.

Jornalista Marisa Schneider
MTB 7517

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s