10 ANOS SEM BRIZOLA. 25 ANOS COM ELE.

No próximo dia 21, completam-se 10 anos da morte do Governador Leonel Brizola. Tive a honra de militar ao seu lado por 25 anos, de 1979 a 2004, e posso garantir que foi uma extraordinária experiência. Ainda criança, ouvia meus pais falarem no “Comandante”, o “Homem da Legalidade”, o “perseguido da Ditadura Militar”. Para mim, já na adolescência, Brizola era quem podia mudar o Brasil, criar igualdade de oportunidade para todos, promover a educação de verdade, combater os poderosos e enfrentar o imperialismo americano. Ao longo de sua vida, ele fez tudo o que pode e foi muito. Nas reflexões do presente, imagino suas caracterizações dos protagonistas políticos de hoje (alguns que ele conheceu muito bem), bem como sua visão aguçada sobre a conjuntura nacional e a a internacional. Eu poderia, aqui, contar muitas histórias vividas e/ou aprendidas com ele. Não vou fazê-lo, já que não posso consultar o comandante. Sei, contudo, que trabalho na política como ele me ensinou, com honestidade e esforço, com respeito por todos e sem medo de ninguém. Aprendi o verdadeiro conceito de coragem com ele, como algo que só tem valor se estiver a serviço de uma causa justa para o povo e, aí, a coragem é imprescindível. Fora disto, é só uma característica pessoal que, mal empregada, pode ser um desastre. Faz falta o Dr. Brizola, muita falta. Mas eu já chorei as lágrimas necessárias na sua morte e, hoje, fico contente achando que ele gostaria de me ver militando e atuando na política da forma como faço, buscando o que é melhor para nosso povo, jamais buscando carreira e sem ter medo dos gigantes. Uma forma brizolista de atuar, uma forma que eu tive a honra de aprender.

Deixe uma Resposta

