PEDRO RUAS tem 59 anos, dois filhos, graduado em Direito pela PUC-RS, advoga há 38 anos, especializado na área trabalhista para a defesa dos trabalhadores. Natural de Porto Alegre, filho da professora Flora Fagundes Ruas e do jornalista Isnar Camargo Ruas.
Atuou como Conselheiro Seccional e Federal da OAB; Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados/RS e Presidente da Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas (Agetra). Também presidiu a Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS e foi Secretário de Obras e Saneamento do Estado (1999/2000).
RUAS foi vereador em Porto Alegre por cinco mandatos, quando exerceu a liderança da Bancada do PSOL na Câmara Municipal. É autor de leis importantes na cidade, entre as quais se destacam a Lei do Troco (que prevê a isenção da tarifa de ônibus e lotações para o usuário, quando não houver o troco devido); a Lei do Transporte Hidroviário (implanta o transporte hidroviário coletivo de passageiros no rio Guaíba); a Lei do ISSQN (terminou com a isenção do ISS para os bancos, gerando receita para os cofres municipais); e a Lei do Lixo Atômico (proíbe depósito de lixo radioativo na Capital).
A lei que proíbe qualquer tipo de propaganda que induza direta ou indiretamente à prostituição, também é de sua autoria, juntamente com a vereadora Fernanda Melchionna (PSol).
Atualmente, PEDRO RUAS é deputado estadual pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSol), membro do Diretório Nacional, presidente da Executiva Estadual e do Diretório Municipal do mesmo partido.
É atuante nas causas que envolvem os interesses dos movimentos sociais. Em suas propostas defende a absoluta fiscalização do Poder Público, com combate à corrupção, bem como a defesa dos direitos constitucionais à cidadania. Na prática defende a condição de moradia para todos (com prioridade para as mulheres com filhos); o transporte público regular e acessível, além da educação de qualidade e uma rede de saúde pública, que garanta o pronto atendimento proposto pelo SUS.
O combate a todas as formas de discriminação e opressão, com defesa intransigente dos direitos das minorias e a denúncia permanente dos poderosos de plantão, complementam um projeto de atuação compromissado com o bem estar do povo e com o programa partidário do PSOL.