Comitê Carlos de Ré, da Verdade e da Justiça


A Ditadura Militar, em nosso país, representa um período de autoritarismo e desmandos que envergonha a nossa história. Pior que isso, esse foi um tempo de ausência total de liberdade, bem como de crimes bárbaros cometidos em nome do ‘Estado’, tais como torturas, mortes e desaparecimentos forçados. Interrogatórios e prisões ilegais, perseguições, exílios, cassações, marcam esse tempo como algo que não pode se repetir, e que, para isso, tem que ser conhecido.

O Comitê Carlos de Ré, da Verdade e da Justiça, tem esse objetivo: mostrar a verdade, o que foi efetivamente a realidade, para buscar a justiça, honrando os mártires da resistência contra o golpe de 1964, e, também, punindo os bandidos que, em nome do Brasil, praticaram todo o tipo de crimes contra quem ousava contrariar o comando da ditadura.

A identificação pública que fizemos do Dopinha, que era uma sucursal do Dops, onde eram realizadas torturas, foi a primeira nesses moldes feita no Brasil. Mostramos publicamente a casa onde foi torturado e morto, entre outros, Manoel Raimundo Soares, em 1966, no caso que ficou conhecido como “Mãos Amarradas”, uma vez que a vítima foi achada morta,  boiando no Rio Jacuí, com as mãos amarradas.

Essa luta em busca da memória histórica verdadeira, para que se faça justiça, é de todos nós. Agradeço, como coordenador do Comitê, toda e qualquer contribuição informativa e de militância que puder ser dada a essa causa. A nossa geração, independentemente da idade que cada um de nós tenha, não pode deixar de cumprir o seu papel , como, no passado, outras gerações cumpriram o seu.

Nós queremos fazer a nossa parte e contamos contigo.

Veja o vídeo sobre o ato público de 10 de maio/2012:

Um forte abraço,

PEDRO RUAS

One thought on “Comitê Carlos de Ré, da Verdade e da Justiça

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s