Comitê à Memória, à Verdade e à Justiça

Comitê à Memória, à Verdade e à Justiça
O vereador Pedro Ruas (PSOL) participa na próxima segunda-feira, 27 de junho, às 19h, no Teatro Dante Barone — Assembleia Legislativa do RS, do lançamento do Comitê à Memória, à Verdade e à Justiça do Rio Grande do Sul. O objetivo é pressionar o Congresso a aprovar o Projeto de Lei que cria a Comissão Nacional da Verdade com o intuito de conhecer a história real do período da Ditadura no Brasil.
Direito à memória
Nosso direito à memória tem sido roubado, pois muitas pessoas não têm pleno conhecimento do que aconteceu durante a ditadura de 1964 a 1985. Além disso, diversos problemas atuais, como a corrupção na política e o uso da violência como forma de silenciar grupos sociais, por exemplo, só podem ser compreendidos em sua totalidade a partir do que ocorreu no passado recente do País.
Direito à verdade
Familiares de mortos e desaparecidos durante a ditadura têm o direito de saber a verdade sobre seus entes queridos. Todos os brasileiros e brasileiras têm o direito de saber que a ditadura foi civil-militar, isto é, houve participação de outros setores da sociedade para o golpe de Estado de 1964 acontecer. E, para que a verdade seja revelada, é necessário que sejam abertos os arquivos da ditadura.
Direito à justiça
O direito à justiça não se resume ao fato de o Estado assumir que tem sua parcela de responsabilidade, também não se limita à responsabilização daqueles que torturaram e mataram. O direito à justiça se estende a todos, uma vez que são necessárias políticas públicas para garantir o acesso à verdadeira história do nosso País.
Com informações da assessoria de imprensa do Comitê

One thought on “Comitê à Memória, à Verdade e à Justiça

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s