Seminário sobre regularização fundiária é pauta da Cuthab

Na última reunião da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab), presidida pelo vereador Pedro Ruas (PSOL), encaminhou a realização de um seminário sobre as políticas públicas do Município para regularização fundiária.

Segue fragmentos da matéria de Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400) da imprensa da CMPA:


A proposta do seminário foi apresentada em reunião que discutiu a regularização da área situada no prolongamento da Rua Sezefredo Ignacio de Oliveira, entre as Ruas Sotero dos Reis e Padre Leo Seibel, no Jardim Ingá, Bairro Passo das Pedras.

De acordo com Ailton Cardoso Oliveira, presidente da Associação dos Moradores, Amigos e Adjacentes da Rua Sezefredo Ignácio de Oliveira (Amaasio), 16 famílias ocupam a área de 3,8 mil metros quadrados há mais de 20 anos. Em 2008, explicou Oliveira, foi iniciado um processo judicial visando à regularização da área. A prefeitura, no entanto, apresentou contestação em novembro de 2010, alegando haver gravame do terreno.

Os moradores reivindicam que esse gravame seja alterado ou extinto pelo Executivo, a fim de permitir a regularização fundiária e a posse dos imóveis pelos atuais ocupantes. “Queremos saber se há interesse do Demhab (Departamento Municipal de Habitação) em utilizá-la para habitação popular”, disse Oliveira. O presidente da Amaasio informou ainda que a entidade não econtrou nenhum registro daquela área em cartório.

O superintendente de Ação Social e Cooperativismo do Demhab, Luiz Carlos Severo da Silva, não soube informar qual tipo de gravame que há na área. Ele ressaltou, no entanto, que a alteração de gravame é um procedimento corriqueiro e não seria problema para a regularização, caso necessário. Em contato com a Procuradoria Geral do Município (PGM), Severo esclareceu que o processo judicial visando à regularização, em tramitação no Foro Alto Petrópolis, ainda não foi enviado à PGM. Ele se prontificou a procurar a equipe da PGM para discutir o assunto e a encaminhar novas informações à cuthab no prazo de 15 dias.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s