Cuthab debate aumento das passagens

Em reunião extraordinária solicitada pelo vereador Pedro Ruas (PSOL), a Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (CUTHAB) da Câmara Municipal de Porto Alegre encaminhou um pedido de audiência com o prefeito José Fortunati para solicitar que a proposta de reajuste das passagens de ônibus seja vetada.

A reunião aconteceu na sexta-feira (4/2), e contou com a participação de mais de 30 entidades, entre elas, o Diretório Central de Estudantes da UFRGS, Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Sindicato dos Rodoviários, Sindicato dos Municipários de Porto Alegre, Sindicato dos Petroleiros, representantes da Vila dos Coqueiros, entre outras.

A passagem de ônibus da capital pode subir para R$ 2,81 conforme resolução do Conselho Municipal de Transporte Urbano (Comtu). Para o presidente da Cuthab, vereador Pedro Ruas (PSOL), o aumento é abusivo porque não condiz com a realidade do transporte público da cidade que carece de muitas melhorias. Além disso, R$2,81 significa um aumento de 14,6%, índice 2,5 vezes maior que a inflação. A vereadora Fernanda Melchionna, que não é membro da CUTHAB, mas devido à importância do tema participou da reunião, lembrou que há 17 anos as passagens da capital aumentam em média 2 vezes a inflação e o Poder Executivo sempre sanciona esses aumentos abusivos. A vereadora ressaltou que com o aumento a tarifa em Porto Alegre será a segunda maior tarifa do país, perdendo apenas para São Paulo. Além do pedido de audiência com o Prefeito, a CUTHAB vai pedir que haja um congelamento nos preços das tarifas até que seja feita uma auditoria nas planilhas de custos das empresas de transporte e que sejam revistos os critérios que tentam justificar os aumentos.

Além dos encaminhamentos institucionais, está sendo organizado, pelo Comitê Contra o Aumento das Passagens, um ato público no dia 9 de fevereiro, às 11h, com concentração na av. Julio de Castilhos com a Rua da Conceição.

Tonico Alvares/CMPA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s