O PSOL é contra o IMESF

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou na noite de terça-feira (03/02) Audiência Pública para debater a criação do Instituto Municipal Estratégia da Família (Imesf), uma fundação de direito privado para atuar no Programa Saúde da Família. A atividade reuniu centenas de pessoas e entidades a favor e contra a criação do Imesf. A maioria dos presentes, contrários à Fundação, manifestou repúdio ao Projeto de Lei do Executivo, por meio de vaias e faixas de protesto.

Enquanto as entidades contrárias à Fundação discutiram modelo de gestão, melhorias e ampliação do Sistema Único de Saúde, argumentando que sem aumentar os investimentos não será possível melhorar a qualidade do atendimento e atuar na prevenção de doenças e que passar para uma fundação de direito privado as responsabilidades do poder público é decretar a falência de gestão, os governistas se agarravam em argumentos superficiais e falsos, difundidos pelo Prefeito Fortunati com apoio da grande mídia, de que os médicos são contra o Imesf porque não querem trabalhar.
Na tribuna, o vereador Pedro Ruas reforçou a posição do PSOL contrária a criação do Instituto Municipal Estratégia da Família. Ruas disse que muitas das entidades que já haviam se manifestado deram argumentos suficientes para demonstrar que o Imesf não traz melhorias para a saúde pública. Ao contrário disso, abre mais espaços para questões que prejudicam a atenção básica de saúde, como a terceirização de serviços. O vereador também ressaltou o absurdo de dar a uma fundação de direito privado total autonomia para gerir o dinheiro público. Além disso, Pedro Ruas focou sua intervenção nos interesses que estão por trás da criação do Instituto Municipal Estratégia da Família, lembrando que os que defendem o projeto defendem com a mesma energia que utilizam para barrar a CPI da Saúde, onde seriam apuradas as denúncias de desvios de 9,6 milhões de reais pelo Instituto Sollus, contratado pela prefeitura de Porto Alegre (RS) para prestar serviços relacionados ao Pograma Saúde da Família. O pedido de CPI foi protocolado na Câmara Municipal há mais de um ano, mas ainda está impedida de sair do papel por falta de assinatura de vereadores.

Abaixo, trechos do discurso do vereador Pedro Ruas pela bancada do PSOL:

“Poderia dizer e repetir os argumentos já utilizados por aqueles que são contra a Fundação, como é o nosso caso. Poderia referir inúmeras situações, onde este projeto é negativo e é menor do que aquilo que deveria ser feito, realmente, pela Saúde em Porto Alegre. Mas eu não vou fazer isso, porque o nosso tempo é muito curto. Eu quero lembrar a vocês que fazer política não é simples, com coerência,
com capacidade de compromisso. O que eu vejo é uma energia gigantesca jogada na criação dessa Fundação, e é a mesma energia, e vem dos mesmos lugares, e é a mesma força que combateu e combate à instalação da CPI da Saúde em Porto Alegre. Como é que me vou posicionar a favor deste
Projeto? Se eu sei que o Instituto Sollus furtou quase 10 milhões, em valores de 2009, aqui em Porto Alegre. Se eu sei que a empresa Reação furtou outros tantos milhões e cujos proprietários e diretores estão no Presídio Central, aguardando julgamento pelo Tribunal do Júri pelo homicídio do Secretário Municipal da Saúde, Eliseu Santos. Eu sei o que é a Saúde de Porto Alegre. Então eu, a
Fernanda Melchionna, vamos nos atirar a defender este projeto junto com as mesmas forças que impediram, até agora, a CPI da Saúde? E por que não vão agora reclamar daquele dinheiro lá, aquela fortuna? Nós queremos de volta aquele dinheiro. Nós queremos os responsáveis e culpados punidos. Nós queremos justiça, nós queremos saúde. Não dá par apoiar este projeto, lamento! Não dá para apoiar. É o mesmo lado, é o lado de quem vai querer a Fundação para terceirizar, para vender, para encobrir aquilo que já aconteceu. A nossa cara é limpa. Nós temos coerência, temos decência e
capacidade de luta. Muito obrigado.”

Fonte: Site da vereadora Fernanda Melchionna
Eduarda Amorin/CMPA

4 thoughts on “O PSOL é contra o IMESF

  1. Felipe Vicente

    Boa noite!
    Venho acompanhando os debates na tv câmara sobre a criação do imesf e me senti obrigado a enviar esta mensagem aos vereadores Pedro Ruas e Fernanda.
    Continuem na luta, pois fizeram renascer o interesse em mim na política. Tive orgulho de ouvi-los no dia de hj. Vocês representaram o que o povo deveria esperar de seus políticos, o verdadeiro ineresse para com a sociedade.
    Com absoluta certeza caros vereadores, embora ainda continuem sendo podados por este sistema viciado e corrupto, o meu respeito vcs terão.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s