Mais desvios de Verbas na área da Saúde

O ano de 2011 começou com mais um escândalo de desvios de verbas na área da saúde. Auditorias concluídas pela Controladoria Geral da União revelam que foram desviados da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) aproximadamente meio bilhão de reais. De acordo com os relatórios, o dinheiro teria sido desviado por meio de convênios irregulares, contratações viciadas e repasses a Estados e prefeituras sem a prestação de contas exigida por lei.

A Funasa está sob comando do PMDB desde 2005. Em 2009, o ex-presidente Paulo Lustosa, o primeiro indicado ao cargo pelo PMDB, foi banido da administração federal por cinco anos. A CGU o responsabilizou pelo superfaturamento de contratos de R$ 14,3 milhões da TV Funasa. Mesmo assim, o PMDB continua comandando a pasta e agora mais escândalos vieram a tona.

O Escandâlo da Funasa tem muitas semelhanças com o que aconteceu em Porto Alegre no início de 2010. Quando o Ministério Público Federal apontou desvios de mais de 9 milhões pelo Instituto Sollus, contratado pela prefeitura de Porto Alegre (RS) para prestar serviços relacionados ao Pograma Saúde da Família. Segundo a Polícia Federal, havia indícios de notas fiscais falsas e dúvidas na realização de serviços sem relação com a área da saúde, incluindo honorários de advogados, consultorias e marketing.

Diante das denúncias a Bancada do PSOL protocolou na Câmara Municipal de Porto Alegre um pedido CPI para investigar os supostos desvios de verbas. Embora a importância do tema e as investigações do Ministério Público Federal (MPF), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da Polícia Federal (PF), a CPI ainda não pôde ser instaurada. Nem mesmo a morte de Eliseu Santos, secretário da saúde, que foi assassinado por encomenda, conforme apuração do Ministério Público Estadual, motivou a base do governo a investigar as denúncias.

2 thoughts on “Mais desvios de Verbas na área da Saúde

  1. ari vieira lemos junior

    Pedro um grande abraço!Estou acompanhando o PSOL em relação aos problemas que envolvem a saúde pública em POA.Meus comprimentos.Aqui em Pelotas sempre falo que devemos defender o SUS/CONSELHOS DE SAÚDE.Quando fiz residência em medicina comunitária no GHC na VILA DIQUE nunca tinha recurso.É sempre a mesma maldade com a população.Minha ideia é que o GHC assuma este projeto pois tem equipe qualificada.Estudei em 1985 imagina são mais de 25 anos.O governo federal nunca assumiu a contratação das equipes das UBS.Vou te ligar este ssunto eu conheço muito bem.Temos que articular como defesa do SUS .O ex ministro da saúde tentou emplacar as fundações nos HU.Na Conferência de Saúde em Brasilia e foi derrotado pela plenária.Ficou furioso e emetiu nota no MS chamando todo mundo BURRO.Vou te ligar.Um abraço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s